Um momento singular que trouxe à cena episódios marcantes da primeira viagem de circum-navegação, recriando os encontros, tensões e vivências que aqui tiveram lugar há mais de 500 anos.
Mais do que um espetáculo, esta iniciativa simboliza a retoma das recriações históricas no único Sítio Histórico de Cabo Verde inscrito como Património Mundial da Unesco — afirmando a importância da Cidade Velha enquanto palco vivo da nossa memória coletiva, identidade e projeção internacional.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago expressa a sua profunda gratidão e reconhecimento a todos quantos tornaram esta iniciativa uma realidade e um sucesso: público presente, participantes, população local, equipa de produção cultural, colaboradores da CMRGS, estilistas de figurinos, figurantes, atores, produtora audiovisual, órgãos de comunicação social, curadoria científica da recriação histórica, parceiros institucionais, patrocinadores e todos os demais envolvidos.
Que esta 3.ª edição da recriação histórica marque a retoma de um ciclo que continuará a valorizar e projetar a Cidade Velha, reforçando o seu lugar na História e no mundo!